Cobaia

Eu parei tudo o que estava fazendo ou que deveria fazer para vir aqui lhe enviar esta mensagem, é uma mensagem direta e pessoal, porque tive o cuidado de escutar de novo o discurso que fez hoje pela manha.
Você tem sido uma das minhas maiores fontes de inspiraçao dos ultimos anos. Na verdade acho que nunca uma personalidade politica me inspirou tanto. Tive o cuidado de me colocar diversas vezes no seu lugar para entender que tipos de dificuldades você pode ter tido para chegar aonde chegou, quantos canalhas nao precisou enfrentar, para estar onde esta hoje e sei que você nao esta incluido entre eles, porque do contrario, eu nao conseguiria nutrir por você nenhum tipo de sentimentos, me passaria apatico.
Contudo você nunca precisou ver o seu pais ser assaltado e todas as riquezas expropriadas. Você nunca precisou acordar de um sonho depois de 25 anos de ditadura e perceber que tudo o que se fez em prol do seu povo, para melhorar a saude deles, para melhorar a educaçao, para melhorar o que quer que seja, esta sendo levado nao por canalhas que enriquecem a esmo dentro do seu territorio, mas, por canalhas que enriquecem a esmo muito longe "daqui" (o certo seria eu dizer de la). Voce compactua com isso por 100 canalhas que nao tem a medida do limite, e estes se sentem à vontade para acumular a esmo enquanto o seu proprio povo esta a se assassinar numa guerra civil como jamais vista, exatamente por falta de dinheiro.
Eu passei a me dar conta que poderiamos conversar, de alguma forma extremamente misteriosa, tenho a impressao que temos conversado ultimamente e que eu divido com você os meus mais intimos projetos e desejos. Você vem, entra, ouve, assite, enfim, tem acesso à tudo, como todo e qualquer bom amigo que eu tenha e entao você me trata de rato de laboratorio e tenta me ludibriar com falsas promessas.
Veja, eu nao sou um indio, talvez o seja em espirito, mas nao em pessoa. Espelhos me seduzem, mas eu nao venderia minha alma por eles. Minha sensibilidade vem de algum lugar que eu nao sei bem aonde é. Eu posso ler os seus pensamentos de qualquer outra pessoa a meu redor. Eu posso prever algumas coisas e simplesmente "ralizar", quero dizer descobrir outras como por milagre e sem nenhuma razao aparente. entao se eu me concentrar sobre algum assunto, que me interesse, eu posso com esmero entender os melhores caminhos a trilhar, seja pelo pensamento ou seja pela açao. Eu tenho um grande problema ligado a isso. Sou um cara passional e nao gosto de ser feito de tolo. O que acho que convém bastante e sei que você vai concordar comigo, pois, grandes homens, a exemplo de você, nao gostam de ser feitos de bobos.
Você me sonda, sabe por onde ando, aonde vou, quem esta tratando da minha vida e como ela esta sendo tratada. Dai você utiliza isso para tentar me iludir, como se eu nao soubesse que aqui encima, sua voz fala, mas nao é a unica e nao é a ultima. Você sabe mais da minha vida que o meu maior confidente, sabe mais a meu respeito do que o meu melhor amigo, mas, você me deixa uma impressao e apesar de eu confiar em voce e acreditar em voce e esperar que eu possa confiar e acreditar, voce tenta me ludibriar.
Quantos iguais a mim você ja assassinou? Sabe quantos eu? NENHUM! Quanto de dinheiro você tem nas suas contas e qual o seu nivel de liberdade para escolher o que vai comer, para aonde vai e o que quer fazer? O meu foi limitado. Limitado por uma ilusao fulgas, de menino, eu diria, de acreditar que a riqueza esta na virtude. Nao, a riqueza nao esta na virtude. A riqueza esta no oposto dela. Falamos de dinheiro na semana passada, me chamaram de rato. Se os ratos tivessem a noçao das verdades que eu conheço, eles dominariam o mundo. Quero que perceba que nao tenho medo de você. Antes até, tenho respeito. Quero que perceba que nao tenho odio de você, antes até, lhe adimiro. O que eu nao consigo entender é: como você lida com a traiçao? A minha pergunta clara e direta é: Por que? Compre, invista em tecnologia, enfim, faça o que melhor desejar, mas por quel? Que mal lhe fizemos? Alias, lembre-se que lhes sustentamos durate anos.
Lembre que enquanto vocês brigavam para construir armas, meus conterraneos eram jogados de avioes aos montes nas cordilheiras dos andes para serem perdidos para sempre. Aqueles que pensavam como eu, entregaram suas vidas, para termos um Brasil mais justo e respeitoso com os seus filhos. Dai você vem alguns anos depois, assassina um, para nao falar dopiloto (sim, eu sei de tudo),  começa um plano nefasto para retroceder nas conquistas que fizemos. Por que quando você usurpa um pais, assassinando mais 75 lideranças camponesas, o que você acha que esta fazendo? Como você dorme sabendo que mais de 75 pessoas que viviam e trabalhavam assim como você para melhorar a vida de suas comunidades foram assassinadas para que vc possa chegar com seus pipelines e sugar todo o petroleo sem sequer pagar pelo que esta sendo sugado? Você nao pensa nisso, porque quando esta historia começou você simplesmente me perguntou: Tell me why not! Voce quer saber a resposta? Ela nao existe.
Se você se acha no direito de me perguntar, "why not" ao usurpar o alheio, como posso eu lhe deixar uma resposta? Sabe, você nao precisava ter roubado, você poderia ter pedido. E você sabe que seria uma questao de tempo para ter. Esta no sangue ajudar ao proximo. Bastava ter pedido. Bastava chegar e dizer, estamos precisando de uma ajuda e você teria a ajuda. Vocês me seguem, me espionam, roubam todas as minhas ideias e ainda assim se sentem no direito de caluniar e assediar. Nos deixam à mingua. Nao têm a ombredade de contratar um cidadao para fazer o trabalho, porque pra você é "mais gostoso" roubar do que trocar, ou ainda, do que pagar por isto. Você sabe exatamente o que significa a escravidao, mas, compactua com ela, com uma especie de cegueira conveniente. E acha isto bonito, acha certo e acha normal!
Você é feito da mesma carne que sou feito, irrigado do mesmo sangue que me irriga e tem sal nas lagrimas, como tem nas minhas. Entao, entenda uma coisa, você tem todo poder do mundo, sobre as coisas que pode comprar, mas, sobre mim, o unico poder que tem é o da morte e da simpatia, perdido isto, perdido tudo.
Vou finalizar pelos mesmos termos que comecei: Nutro por você profundos sentimentos de respeito, admiraçao e amizade, mas, sou o tipo de pessoa que ao se sentir usado manda à merda e sai andando sozinho. Nao tenho medo do recomeço nem de chegar ao fim. Para mim, pouco importa se você é o Rei da arabia ou o Presidente dos EUA.

Comentários

As mais lidas.

Eu vou contar! - Je raconte à tout le monde!

Um carta de noel.