Personalidades internacionais confirmam presença no Forum Social Mundial 2016

Montreal, 24 de fevereiro de 2016 – O vice presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Linera, confirmou presença no Fórum Social Mundial (FSM2016) que vai acontecer em Montréal de 9 a 14 de agosto de 2016. Confirmou presença ao convite feito pela AQOCI, Associação quebecoise dos organismos de cooperação internacional.

O vice-presidente, Álvaro Garcia, promoverá uma conferencia sobre as convergências necessária dos movimentos sociais e políticos para construir uma sociedade justa e harmoniosa.

Uma das importantes figuras do governo Evo Morales no poder desde 2006, Linera é o teórico do despertar da identidade das primeiras nações (os povos autóctones) da Amercia Latina.

Ele teve um papel importante na redação da Constituição boliviana proclamando o Estado plurinacional em 2009, que reconhecia o estatus de língua oficial às 36 línguas autóctones faladas no pais e também diferentes princípios de representatividade nas instancias politicas.

Participara também do FSM de Montréal a título de conferencista, Ricardo Petrella, politólogo e economista italiano, conhecido pelo posicionamento contra a privatização dos recursos vitais para a vida humana, sobretudo a água, e pela defesa do bem comum.

Também estará presente Chico Whitaker, o brasileiro cofundador do Fórum social mundial e vencedor do premio Right Livehood em 2006. Chico milita por um mundo mais fraterno, solidário, respeitoso com as coisas da natureza aonde a economia esta a favor da humanidade... e não contra.

Estarão presentes personalidades publicas engajadas em diferentes causas (meio ambiente, direitos humanos, solidariedade, pacifismo…), bem como personalidades vindas dos meios da cultura e das artes, estes também manifestaram claro interesse em participar deste evento inédito e de envergadura mundial, dedicado a encontrar coletivamente soluções para os desafios dos nossos tempos.

O Fórum social mundial se realizara de 9 a 14 de agosto de 2016, no Centro da cidade de Montréal, na UQàM, - Universidade do Quebec em Montréal, no CEGEP do Vieux-Montréal e na Universidade McGill.

Mais de 50 000 participantes e cerca de 5 000 organizações da sociedade civil local e mundial estão sendo esperadas para este evento, único na América do Norte.
Inscrições on-line no site do FSM 2016
Para maiores informações: media@fsm2016.org

Comentários

As mais lidas.

Eu vou contar! - Je raconte à tout le monde!

Um carta de noel.